A Xylem lança a sua nova bomba de circulação doméstica com alta eficiência – Lowara Ecocirc

Consegue reduzir os custos de electricidade em 90% – Período de retorno de 2-3 anos

A Xylem lançou uma nova bomba de circulação altamente eficiente, a Lowara Ecocirc, desenhada especificamente para sistemas de aquecimento domésticos. A nova bomba pode reduzir os custos de electricidade até 90% comparando com as bombas tradicionais de três velocidades fixas, oferecendo um período de retorno de 2-3 anos.

A Lowara Ecocirc da Xylem possui um motor esférico comutado electronicamente líder de mercado que tem apenas um componente móvel – a turbina/rotor. Isto significa que a bomba pode funcionar no máximo das suas capacidades depois de qualquer período de inactividade. Em comparação, as bombas mais antigas com veios comuns podem funcionar de modo ineficaz e o veio pode inclusivamente bloquear se não forem usadas regularmente.

Adicionalmente, o desenho do motor esférico da Lowara não tem veio e necessita apenas de um rolamento de auto alinhamento, que mantém não só o ruído de funcionamento no mínimo ao longo de toda a vida útil da bomba, como também reduz a necessidade de componentes dispendiosos de precisão.

A bomba possui um conjunto de funcionalidades inovadoras, incluindo a tecnologia de microprocessador de 32 bit; um corpo do motor de rotação a 360º com anel de fixação simples e controlo automático da pressão diferencial através de velocidade variável ou ‘variação manual’ que mantém uma pressão definida constante, sendo ambas as funções indicadas pelas luzes LED. A velocidade variável cumpre os critérios definidos pelas alterações para 2015 da directiva ErP.

O Ecocirc possui também a ‘tecnologia anti bloqueio’ da Xylem, que separa completamente o líquido transferido das peças permanentemente magnetizadas, significando que a bomba nunca será susceptível a bloqueios por magnetite ou detritos.

A Lowara Ecocirc da Xylem possui opções de 4-6 metros de altura que cumprem as especificações standard, tornando-a directamente intermutável com as unidades de outros fabricantes. A bomba pode funcionar até um máximo de 10 bar, pode transferir líquidos que variam entre -10oC e +110oC de temperatura e é fornecida com dois metros de cabo pré-montado para conseguir uma instalação rápida.

Adicionalmente, a electrónica e os componentes da bomba estão protegidos pelo sistema integrado de protecção contra sobreaquecimento, que pode reduzir automaticamente a velocidade da bomba ou fazê-la parar completamente. O sistema irá depois tentar reiniciar a bomba, uma vez por minuto, para assegurar que nunca sobreaquece.

Olivier Durão, Director Comercial da Xylem Portugal diz: “10 a 15 por cento de todo o consumo doméstico de energia eléctrica é causado pelos circuladores de aquecimento. Com legislação rigorosa em vigor sobre este tópico, pretendemos oferecer uma solução simples que não só mantém os nossos padrões elevados de desempenho das bombas, como também ajuda a reduzir a utilização de energia. Um circulador muito fiável sem comprometer a eficiência e a fiabilidade, mas sem exageros de custos. Isto torna o circulador da Lowara num circulador eficiente e ecológico com um período de retorno muito rápido. A bomba paga-se a si própria num período muito curto.”