O lançamento do Flygt Experior™ permite uma economia de energia até 50 por cento e assinala uma inovação na bombagem de águas residuais

A Xylem, um líder global no transporte, tratamento e análise de água e águas residuais, lançou hoje em Portugal um novo sistema revolucionário de bombagem de águas residuais denominado Flygt Experior. Combinando os desenvolvimentos da sua hidráulica de ponta, com os motores de eficiência superior e controlos inteligentes num conceito único, o novo Flygt Experior oferece até 50 por cento de economia energética, comparando com bombas de águas residuais convencionais, num pacote simples de instalar e fácil de operar.

“O Flygt Experior assenta no compromisso de conseguir um nível de fiabilidade, eficiência e simplicidade, o mais elevado possível, onde as três funções fundamentais — hidráulica, motores e controlo — têm um desempenho de nível superior e funcionam em conjunto sem problemas,” disse Duarte Ferreira, Managing Director da Xylem Water Solutions de Portugal. “Com o Flygt Experior, todas as funções críticas foram desenvolvidas pela nossa equipa de engenheiros de classe mundial e estão optimizadas para funcionar perfeitamente em conjunto. Acreditamos que o resultado é que a Flygt está mais uma vez a estabelecer um novo padrão superior para a bombagem de águas residuais.”

O Flygt Experior é composto por avanços nas três funções principais, incluindo a hidráulica da bomba, motores e controlos:

Gama alargada da hidráulica de impulsor N adaptativo

Com o lançamento do Flygt Experior, a empresa irá introduzir uma gama expandida de bombas de impulsor N Adaptivo disponíveis em todas as bombas N entre 1,3 e 7,4 kilowatts (kw).

Quando a Flygt lançou a tecnologia N Adaptivo em 2009, introduziu — de um modo novo e único — alta eficiência sustentada com funcionalidade incomparável de autolimpeza, em conjunto com a redução do custo total de propriedade. A tecnologia N Adaptativa permite que a turbina se mova axialmente para cima, quando for necessário, para permitir a passagem de materiais volumosos ou detritos difíceis, reduzindo significativamente o esforço nos veios, nas juntas e nos rolamentos.

Reconhecendo a sua capacidade para oferecer um desempenho superior sem obstruções e economia de energia, a tecnologia N Adaptativa foi premiada com o Aquatech Innovation Awards (categoria de Transporte e Armazenamento).

A tecnologia N Adaptativa é suportada pelo sucesso da Flygt, com a tecnologia N introduzida em 1997, que utiliza um desenho patenteado de turbina, que força eficazmente todos os resíduos a passarem pela bomba, permitindo uma economia energética até 25 por cento, e reduz os custos de manutenção através da maior resistência às obstruções.

Novos motores de eficiência Premium

Beneficiando dos 50 anos de experiência da Flygt como líder mundial no desenho e fabrico de motores de bombas para águas residuais, o Flygt Experior estará disponível com motores de eficiência Premium até 70 kilowatts (kW). Os motores foram optimizados para aplicações de bombagem de águas residuais, incluindo alguns modelos com desenho Line Started Permanent Magnet (Íman permanente de arranque em linha), ou LSPM.

Todos os novos motores cumprem a Norma internacional de Eficiência Premium (IEC 60034-30), referida normalmente como IE3 e, com a tecnologia LSPM, os motores Flygt ultrapassam a norma nominal em cerca de quatro por cento. O desenho LSPM — o primeiro para uma bomba de águas residuais em todo o mundo — foi introduzido pela primeira vez num misturador compacto Flygt em 2009.

Introdução dos controlos SmartRun™ fáceis de utilizar

Os controlos inteligentes SmartRun do Flygt Experior permitem que o sistema de bombagem seja pré-programado e predefinido para lidar com qualquer situação de tratamento de águas residuais, facilitando a instalação e a operação. Os controlos SmartRun optimizam a utilização de energia e podem reduzir o consumo energético em 30 por cento, comparando com os sistemas on/off convencionais.

Duarte Ferreira acrescentou, “Existem hoje normalmente dois tipos de controlos para sistemas de bombagem de águas residuais. Controlos on/off convencionais, que são fáceis de usar mas que oferecem oportunidades limitadas de optimização da funcionalidade; e variadores de frequência, que oferecem mais possibilidades de regulação com precisão, mas que podem ser complicados de instalar e de optimizar. SmartRun resolve esta questão combinando a funcionalidade avançada de um variador de frequência, com uma interface intuitiva e simples. Apesar de as funções internas serem multifacetadas, a interface é fácil de operar.”

Combinando o melhor em hidráulica, motores e controlos inteligentes, o Flygt Experior é actualmente o sistema de bombagem de águas residuais mais fiável, com maior eficiência energética e mais fácil de usar disponível no mercado. Uma gama de produtos modulares assegura que o Flygt Experior possa ser personalizada e adaptada a necessidades específicas.

Sobre a Flygt

Flygt, uma marca da Xylem Water Solutions, é sinónimo de excelência em engenharia, fiabilidade e proximidade com os clientes. A Flygt é um líder mundial em desenho e fabrico de bombas de superficie e submersíveis, misturadores e respectivos sistemas de controlo inteligentes. Com a marca Flygt, os clientes têm acesso a uma gama completa de produtos e soluções para: movimentação de água, águas residuais, monitorização avançada e equipamento de controlo para optimizar a sua utilização. O desenvolvimento e fabrico dos produtos da Flygt estão baseados na Suécia.