O controlo começa com informação
Os sensores de bombas são essenciais para sistemas de monitorização de bombagem, tal como os sentidos do sistema nevoso humano.

Sensores de bombas da Flygt
Os sensores de bombas da Flygt são integrados nas nossas bombas e constituem o fundamento da monitorização e controlo das nossas bombas. A alta qualidade e desempenho dos sistemas de monitorização da Flygt dependem em larga escala dos sensores e de outros instrumentos de medição. Os benefícios do sistema de monitorização, tais como a protecção global, a manutenção preventiva e a capacidade de rastreio de falhas necessitam de investimento nestas pequenas peças informativas.

Monitorização de temperatura 
Todos os motores das bombas e agitadores da Flygt têm protecções de temperatura incorporadas na bobinagem do estator para protecção contra o sobreaquecimento. Como standard recomendamos interruptores térmicos, mas estão disponíveis termístores PTC como opção em muitos modelos.

Para monitorização avançada são utilizados sensores Pt100 com valores de medição analógicos.

Utilizando o MAS 711, oferecemos monitorização de temperatura não só na bobinagem do estator, como também nos rolamentos principais e de apoio.

Monitorização de entrada de água 
As máquinas submersíveis estão expostas ao risco de entrada de água. As nossas bombas e agitadores estão equipados com detectores de entrada de água como meio de protecção e de aviso precoce.
As entradas de água na extremidade hidráulica através dos empanques são detectadas utilizando interruptores de bóia do tipo FLS e FLS10. Estes interruptores são incorporados na caixa do estator ou na câmara de inspecção. Algumas bombas com cárter podem ser equipadas com um detector de água no óleo denominado CLS. Para proteger contra a penetração de água através das chumaceiras ou cabos, são utilizados interruptores de bóia na caixa de ligação.

Monitorização de vibrações 
Algumas condições indesejáveis relacionadas com a bomba ou com a sua fixação na tubagem podem ser detectadas utilizando a monitorização de vibrações. O nosso sensor de vibrações VIS10 é integrado na bomba e, em conjunto com o MAS 711, oferecemos protecção eficaz contra várias falhas, tais como:

  • Ligações incorrectas
  • Peças soltas ou quebradas
  • Rolamentos defeituosos
  • Entupimento
  • Cavitação
  • Perda de fase
  • Rotação incorrecta
  • Frequências naturais

Transformador de corrente da bomba 
O nível de corrente da bomba é importante e de monitorização barata. Necessita de um só transformador de corrente standard no armário de comando ligado à unidade de base MAS 711.
Esta é a base de registo e monitorização de sobrecarga, subcorrente, tempo de funcionamento, número de arranques, registos de ciclos da bomba, dados fundamentais para consulta, rastreio de falhas e manutenção preventiva.

Xylect Selecção de Bomba

Xylem Water Solutions Portugal – Sul

EN 10 km 131 – Parque Tejo – Bloco D
2625 Forte da Casa – Lisboa
Tel: +351 210 990 929
Fax: +351 210 990 930
info.pt@xyleminc.com

Xylem Water Solutions Portugal – Norte

Praçeta da Castanheira, 38
4475-019 Barca – Maia
Tel. +351 229 478 550
Fax +351 229 478 570
info.pt@xyleminc.com Xylem Applied Water Systems – Portugal