A Lowara no Hermes Park Carrefour, o maior centro comercial dos Balcãs

País de referência: Bulgária

Aplicação: Utilização residencial

O Hermes Park Carrefour, um edifício moderno e luxuoso construído pela empresa grega GEK-TERNA, é agora um dos pontos de destaque na vida comercial e social de Sofia, na Bulgária. O Hermes Park Carrefour é um dos maiores centros comerciais nos Balcãs, construído num local de construção com 45.000 metros quadrados, com uma área total coberta de 242.000 metros quadrados. O edifício comercial inclui um centro comercial com 99.000 metros quadrados, uma área de escritórios com 70.000 metros quadrados, parques de estacionamento interiores e exteriores com aproximadamente 73.000 metros quadrados. A construção do Hermes Park terminou em Janeiro de 2010, após 27 meses.
A escolha dos fornecedores baseou-se estritamente em critérios técnicos e económicos. A IDATOR SA, distribuidor exclusivo da Lowara na Grécia, foi escolhida para o fornecimento de equipamento de bombagem para aquecimento, arrefecimento, ar condicionado, abastecimento de água, águas residuais e combate a incêndio nesta extraordinária superestrutura. A Lowara, através das equipas de serviços de Construção dos Distribuidores gregos e búlgaros, ofereceu um apoio contínuo ao projecto.O sistema AVAC do edifício inclui 148 electrobombas Séries FC, FH, LS com 85% do controlo efectuado por conversores de frequência de velocidade variável da sérieHydrovar®. A rede de esgotos inclui 23 estações equipadas com a bomba maceradora da série DLG e 4 estações de bombagem, do tipo Sekamatik da Xylem Water SolutionsAustria. O abastecimento de água do edifício é efectuado por um grupo de reforço de pressão composto por cinco bombas com electrobombas multiestágio SS da série SV46 controlado por conversores de frequência série Hydrovar®, um grupo de reforço com duas bombas com a série SV16 e 10 bombas mais pequenas das séries SH, FC e TLC. O sistema de combate a incêndios foi implementado com a utilização de 7 grupos de reforço da série GEN EN 12845, os quais estão certificados de acordo com os requisitos estabelecidos pelas normas europeias mais recentes em sistemas de combate a incêndios EN 12845 – Sistemas fixos de combate a incêndios – Sistemas Spinkler Automáticos – Design, Instalação e manutenção.

Efstratiadis George, Director da IDATOR SA, disse que “O Hermes Park é um exemplo excelente de como o poder combinado da Xylem pode ser sinergético! Duas fábricas (a Lowara e a Xylem Water Solutions Austria) e dois Distribuidores Oficiais (Idator da Grécia e Aquastart da Bulgária) fizeram a diferença contra a abordagem dos nossos concorrentes. Todos nós queríamos o mesmo: ganhar o projecto, instalar as bombas, fazer todas as partes envolvidas (proprietário, empreiteiro, consultor) entender que, aconteça o que acontecer, nos encontramos mais perto do que eles desejam que sejamos (Sofia ou Atenas), falando a sua língua, prontos para satisfazer as suas necessidades. Foi uma experiência fantástica para todos na família Xylem e espero que o ‘Hermes Park’ seja um grande exemplo a seguir, de forma a vencermos Projectos Internacionais no futuro. Agradeço em especial a Petia Russinova (Director da Aquastart), George Stathoulias (Engenheiro de Vendas dos Serviços de Construção da Idator) e a Ugo Baldieri (Gestor de área da Xylem Water Solutions Austria) pela sua colaboração excelente ao longo de todo este projecto”.

A TERNA está muito grata à IDATOR pela sua proveitosa colaboração pela aquisição de todas as bombas do projecto, assim como à Aquastart pelo seu apoio técnico sempre que este foi solicitado pelos engenheiros no local. A Lowara foi elogiada pelo seu apoio profissional de forma a que a TERNA pudesse entregar com sucesso aos seus proprietários este projecto enorme e complicado. A TERNA espera poder continuar a contar com esta colaboração proveitosa no futuro, apreciando tais esforços.

Os produtos da Lowara contribuem para a eficiência energética do edifício. A capacidade total instalada é de 2.37 MW e a escolha dos conversores de frequênciaHydrovar® combinados com os motores PLM de classe de eficiência elevada, tornam a energia do sistema eficiente e amiga do ambiente.

 

Descarregue o Case Story em formato PDF

Ver outras imagens em formato PDF