Os hospitais portugueses apresentam desafios ‘saudáveis’ para a Xylem AWS

Cumprir as necessidades críticas de água e todo o sistema de AVAC de qualquer hospital pode apresentar alguns desafios únicos e muito interessantes. Contudo, quando um está localizado numa ilha Portuguesa e outro na área metropolitana de Lisboa, estes desafios podem ser intimidantes. Para mais, quando os dois projectos procuram soluções eficientes em termos energéticos e sustentáveis para quatro funções operacionais críticas, podem ser ainda mais desafiantes.

Foi este o caso quando foi pedido à Xylem Portugal que fornecesse um conjunto de soluções inovadoras de tecnologia de água para dois novos hospitais construídos em Portugal, um perto de Lisboa e outro em Angra do Heroísmo, Açores. Foi planeado um hospital com 424 camas para Loures, para servir comunidades de perto de 280.000 pessoas, e um hospital com 236 camas em Angra do Heroísmo, na Ilha Terceira, para servir uma população total de 56.000 pessoas.

Os dois hospitais procuravam um parceiro em tecnologia para água que pudesse fornecer soluções eficientes em termos energéticos e tecnologicamente sustentáveis para todas as suas necessidades de AVAC, prevenção de incêndio, água e águas residuais e irrigação. Para além de cumprir requisitos rigorosos de um ambiente hospitalar confortável e limpo, o novo parceiro enfrentou igualmente um prazo muito apertado de apenas três meses para conceber e instalar o equipamento.

Adicionalmente, os hospitais tiveram de ser construídos simultaneamente e foi exigido que um só parceiro conseguisse fornecer toda a tecnologia e produtos necessários para as quatro funções operacionais críticas mencionadas anteriormente. Isto apresentou alguns desafios especiais para o cliente Gaspar Correia, quando trabalhou no ambiente da ilha no Hospital do Santo Espírito em Angra do Heroísmo.

Trabalhando em conjunto com os engenheiros do projecto, a Xylem utilizou uma combinação de bombas Lowara de alta eficiência e variadores de velocidade que conseguem proporcionar poupanças de energia até 70%. As bombas Flygt, através do impulsor N com autolimpeza, foram também seleccionadas para o transporte das águas residuais.

As razões adicionais para seleccionar as bombas Flygt incluíram o funcionamento sem obstruções, eficiência elevada e cumprimento do orçamento.

No total, foram usados mais de 400 produtos Lowara, Flygt e outros equipamentos da Xylem, na concepção de sistemas inovadores que irão manter os dois hospitais em funcionamento de modo suave e durante muitos anos.

“Seleccionámos produtos da Xylem para os projectos dos hospitais devido à sua elevada qualidade, gama variada, durabilidade e eficiência energética. O impacto ambiental desempenhou também um papel importante na escolha da Xylem devido à criação de um processo de modelo sustentável,” disse Paulo Pires, gestor de projecto da Sotécnica em Loures.

Pires acrescentou que foi crítico no processo de decisão o facto de a Xylem ter oferecido um pacote total para sistemas de protecção de incêndio, água e águas residuais, irrigação e AVAC. “Este aspecto chave foi alinhado com a nossa necessidade de encontrar a melhor solução tecnológica e económica que colocou a Xylem na liderança,” concluiu Paulo Pires.

O cumprimento dos orçamentos e dos prazos sem problemas, bem como a confiança do cliente em produtos Xylem, facilitou a decisão de liderança nos hospitais.

Alguns dos principais equipamentos incluídos no projecto foram:
Loures

  • Duas centrais de pressurização Lowara para abastecimento de água com velocidade variável (1x GHV40 e 1x GHV30)

  • Central de pressurização Lowara para irrigação com velocidade variável (GHV30)

  • Sistema de supressão de incêndio Cepreven (um conjunto com duas electrobombas e uma bomba jockey)

  • Três bombas para águas residuais Flygt NP 3127

  • 125 bombas FC\e-SV\FH e 92 variadores de velocidade Hydrovar para todo o sistema de AVAC

Angra do Heroísmo

  • Central de pressurização Lowara para abastecimento de água com velocidade variável (GHV40)

  • Central de pressurização Lowara para irrigação com velocidade variável (GHV30)

  • Duas bombas Lowara GLV para águas residuais

  • Sistema de supressão de incêndio Cepreven (um conjunto com duas electrobombas e uma bomba jockey)

  • 80 bombas FC\e-SV\FH e 56 variadores de velocidade Hydrovar para todo o sistema de AVAC

O sucesso conseguido pela Xylem RCW demonstra o forte compromisso para fornecer soluções personalizadas com base nas necessidades do cliente.